A Casa do Lugar de Chãos está localizada no coração do verde Minho, no Concelho da Póvoa de Lanhoso, enquadrado entre as serras do Carvalho e S. Mamede e os rios Cávado e Ave, à porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês e na proximidade de cidades como Braga eclesiástica e Guimarães medieval.

A casa insere-se em núcleo de casas rurais, pequena aldeia que ainda hoje apresenta todas as características da mais sólida tradição minhota: casas centenárias e muros envoltos em heras, espigueiros de granito e eiras expostas ao sol, árvores frondosas e vinhas em ramada, água fresca a correr e verde exuberante todo o ano.

Procurando uma abordagem mais criativa na recuperação da casa, os proprietários arriscaram a utilização de materiais menos tradicionais como o vidro, o ferro, o betão, numa perspectiva de conciliar a tradição mais enraizada com o conforto contemporâneo.

A propriedade proporciona refúgios secretos para desfrutar sozinho, espaços que convidam à introspecção, ao descanso, à leitura, enfim, ao prazer de nada fazer.

Oferece ainda diversos espaços de convívio e lazer para apreciar na companhia de família e amigos, como a piscina biológica e o relvado anexo, o jardim envolvente e diversos pátios exteriores.

Os mais curiosos não devem perder a oportunidade de, a pé ou de bicicleta, se perderem pelos caminhos da aldeia.